quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sete Qualidades Que Fazem a Diferença

“Tendo se retirado de Saul, o Espírito do Senhor, da parte deste, um espírito maligno o atormentava. Então os servos de Saul lhe disseram: Eis que agora um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta. Manda, pois, senhor nosso, que teus servos, que estão em tua presença, busquem um homem que saiba tocar harpa; e será que quando o Espírito maligno da parte do Senhor vier sobre ti, então ele a dedilhará, e te acharás melhor. Disse Saul a seus servos: buscai-me, pois um homem, que saiba tocar bem, e trazei-mo. Então respondeu um dos moços e disse: conheço um filho de Jhessé, o belemita, que sabe tocar, e é forte, e valente, homem de guerra, sisudo em palavras, e de boa aparência; e o Espírito do Senhor é com ele. E sucedia que, quando o Espírito maligno da parte do Senhor, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a dedilhava; então Saul sentia alívio, e, se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele”. 1ª Samuel 16:14 – 18 e 23

Há milhares de pessoas que vivem assim em nossos dias. Estão desesperadamente precisando de alguém que faça diferença em suas vidas. Há situações que somente um ungido de Deus pode ajudar.

Vamos analisar as razões que levaram Davi a fazer diferença na vida de Saul. No verso dezoito do texto apresentado acima, diz que Davi foi escolhido pelas seguintes razões: Sabia tocar, era forte, Valente, homem de guerra, sisudo em palavras, de boa aparência, e o Espírito do Senhor era com ele. Analisaremos a seguir cada uma destas qualidades, fazendo uma aplicação para as nossas vidas hoje.

PRIMEIRA QUALIDADE QUE FEZ DIFERENÇA - DAVI SABIA TOCAR

Se Davi fosse tanger sua harpa usando apenas o talento, com certeza nada de diferente aconteceria. A razão porque Davi fez diferença, é porque ele sabia tocar um outro instrumento. Ele tocava as cordas do coração de Deus.

Tem muita gente pensando que toca tudo e não toca nada. Por outro lado, há muita gente que não toca nada e na verdade toca tudo; porque sabe tocar as cordas do coração de Deus. Só assim poderemos fazer diferença em nossa geração.

Davi fazia diferença, porque ele sabia tocar as cordas do coração de Deus. Ele amava a Deus sobre todas as coisas. O Senhor era a grande paixão da sua vida. Ele tinha uma obstinação santa pelo seu Deus. Sua vida era guiada, influenciada e ocupada pela presença de Deus. Como poderia uma pessoa dessas não fazer diferença?

Nossa vida terrena é tão curta e nosso tempo é tão precioso, que não devemos desperdiçar com paixões de estimação.

SEGUNDA QUALIDADE QUE FEZ DIFERENÇA - DAVI ERA FORTE

O que é ser uma pessoa forte do ponto de vista Bíblico? A força que estava sobre Davi não era uma força natural. Ainda que provavelmente a corte de Saul tivesse pensando nisto quando o levaram para o palácio.

Para Deus, a força de uma pessoa está nas convicções que ela tem. Isto fala de identidade cristã. Nada pode abalar uma pessoa que sabe quem ela é em Deus, por meio de Cristo Jesus.

Quando uma pessoa entende que em si mesma não há força, então ela passa a depender totalmente de Deus e isso é o segredo de sua força.

Penso que uma das primeiras coisas que Deus trabalha na vida de uma pessoa que Ele pretende usar, é precisamente a questão da identidade, pois a nossa identidade será sempre checada na lida do Reino.

A força conseqüente de uma clara identidade se manifestou na vida de Davi nos momentos mais difíceis. Sobretudo quando ele teve que enfrentar o gigante Golias. Golias, como sempre o inimigo faz, disse para ele em outros termos: “Quem és tu para me enfrentares? Vem lutar comigo e eu darei tua carne às aves do céu e às bestas feras do campo”! Como Davi tinha uma forte convicção de quem ele era em Deus, disse:

“Tu vens contra mim, com espadas e com lanças, eu porém vou contra ti, em o nome do Senhor dos Exércitos, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te ei, …tirar-te ei a cabeça,…e toda a terra saberá que há Deus em Israel…saberá essa multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança, porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos”. 1ª Samuel 17: 45-47

O resultado você já conhece. Aconteceu precisamente como Davi acreditava. Ele não estava apenas falando como um papagaio que somente joga palavras ao ar, sem entender o significado delas. Ele falava com base em verdades enraizadas em seu coração. Ninguém entendia, ninguém sabia, e talvez ninguém acreditava. Mas Davi sabia, porque sabia, porque sabia. Isso era a grande diferença; havia nele convicção. Identidade forte.

TERCEIRA QUALIDADE QUE FEZ DIFERENÇA - DAVI ERA VALENTE

Em que sentido Davi era valente? Davi era valente porque tinha um zelo tão grande por Deus que o impelia para qualquer desafio, em defesa dos interesses de seu Deus. Valente na historia bíblica, está sempre associada a zelo por Deus Qualquer outra coisa que motive nossa valentia, não tem respaldo bíblico. Davi não era valente para uma ostentação de seu ego. Ele não vivia aceitando duelos com gigantes para se exibir. Porém todas as suas ações de coragem, foram sempre movidas pelo sentimento de amor e zelo que sentia pelo Senhor. Foi ele quem escreveu:

“O Zelo da tua casa me consumirá…” Salmo 69:9

Sabemos que este versículo é uma profecia que se cumpriu em Jesus, mas certamente o salmista se referia a ele também.

Quando Davi resolveu enfrentar o Gigante, não foi porque ele queria o prêmio que o rei oferecia, de dar sua filha em casamento para tal pessoa. Não foi a promessa da isenção de impostos para toda sua casa, nem tão pouco porque o gigante humilhava o rei Saul e ao exército de Israel. Também não foi em defesa de seus irmãos que estavam lá como soldados naquela guerra. A razão porque Davi resolveu enfrentar Golias, está em 1ª Samuel 17: 26b e 45

“… quem é, pois, este incircunciso, filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

Davi, porém disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; Eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel. A QUEM TU TENS AFRONTADO”.

Veja bem: O que motivou Davi foi o fato de o nome do seu Deus estar sendo vituperado e humilhado. Ele tinha um zelo tão grande pelo nome do Senhor que não admitia ouvir aquelas afrontas, sem tomar uma atitude em defesa da honra de seu Deus.

Ser um valente de Deus implica em abraçar sua causa, e estar disposto a enfrentar todas as conseqüências dessa decisão, que muitas vezes pode ser traumática. Pois um valente rompe com qualquer estrutura para adotar uma nova postura em relação ao seu Deus.

QUARTA QUALIDADE QUE FEZ DIFERENÇA - DAVI ERA HOMEM DE GUERRA

A Igreja é comparada na Bíblia como sendo um grande exército espalhando pela face da terra. Na visão profética que Ezequiel teve, descrita no Capítulo 37 de seu livro, um vale cheio de ossos secos se transforma num poderoso Exército. Isso fala do tempo em que a Igreja de Jesus se levantaria na terra. Também a palavra diz que o nosso Deus é o Senhor dos Exércitos. Na visão de Isaías Capítulo 6, ele viu os seres celestiais cantando: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos. Creio que esta seja a razão porque a vida cristã esta repleta de aplicação dos aspectos militares. Para sermos um homem de guerra, precisamos ser um bom soldado de Cristo Jesus

Vejamos alguns pontos importantes:

1º - Um bom Soldado de Cristo Jesus precisa ter Amor e Consciência de Pátria.
Isso é chamado de civismo na vida militar. Absolutamente ninguém consegue ser um bom soldado, se não amar a pátria. Não haverá vibração; todos os regulamentos se tornam um fardo pesado. Talvez uma das coisas mais desagradáveis do mundo, é lidar com um soldado que não tem consciência de pátria. Ele está ali apenas por causa de seu salário. Esta pessoa só faz as coisas por obrigação e muito mal feitas. Está sempre murmurando, não tem disciplina, é preguiçoso, mal mandado, insubmisso, e sempre tem problemas com superiores e colegas de farda.

Sabe por que muitas vezes não conseguimos ser bons soldados de Cristo Jesus? Porque quase sempre esse grande amor pela Pátria Celestial, não está dentro de nós.

Como posso me tornar um bom soldado de Cristo Jesus e ser um homem de guerra como Davi fazendo diferença na terra? A receita é: Aplicar os princípios do militarismo na vida espiritual. Quando amamos a Pátria Celestial, nos desprendemos da terra. Tudo aqui se torna secundário. Não somos seres terrenos, somos seres celestiais.

A pátria para um soldado é algo abstrato; ele precisa de símbolos para materializar sua estima por ela. Então em sinal de honra, ele presta continência para os símbolos da pátria, tais como: A Bandeira, o Brasão, o Hino e o Escudo. Nós como povo de Deus, quando estimamos a Pátria Celestial, zelamos ardentemente por seus símbolos que são principalmente a Igreja e a Palavra de Deus. A Palavra e a Igreja representam e materializam a Pátria Celestial. São nestas duas coisas que manifestamos geralmente nosso Civismo Celestial.

QUINTA QUALIDADE QUE FEZ DIFERENÇA - DAVI ERA SISUDO EM PALAVRAS

Esta palavra significa: “ser alguém que tem siso”. Ser sério, ser prudente no que fala, ser firme, e cumpridor. Falar apenas o que é necessário. Que seja sim sim, e, não não. Um tagarela, um fofoqueiro ou uma pessoa de meias palavras, jamais poderia estar no palácio. Um reino tem segredos. Infelizmente a causa de inutilidade de uma grande parte do povo de Deus, é porque suas palavras põem tudo a perder. Alguém já disse que um tolo calado passa por sábio e um sábio falante passa por tolo. A palavra é como uma bala; depois que aperta o gatilho não tem mais como evitar os estragos.

“A morte e a vida estão no poder da língua, o que bem a utiliza, come do seu fruto”. Provérbios 18:21

SEXTA QUALIDADE QUE FEZ DIFERENÇA - DAVI ERA DE BOA APARÊNCIA

Ainda que Davi fosse realmente um jovem bonito, de boa estatura, pele dourada, cabelos ruivos e corpo atlético, isso não bastaria para o desempenho da sua nova função no palácio. Porque ele não estava participando de um concurso de beleza física, ou sendo contratado para desfilar numa passarela estampando uma marca famosa. A beleza física de Davi, certamente o ajudava, mas se ele tivesse uma deformação interior no âmbito do caráter, ou se fosse um desafeiçoado, não poderia estar ali.

Davi foi escolhido por causa de sua beleza interior e não por sua beleza física

Esta é também a causa porque uma grande parte dos crentes não fazem diferença ao seu redor. Não têm boa aparência interior, a qual reflete um aspecto agradável no exterior, tornando-o dócil, agradável e meigo. É importante aqui fazer algumas ponderações sobre o caráter, pois a imagem ou reflexo interior do coração manifesta a verdade de uma pessoa. Caráter é precisamente isto; a manifestação do nosso interior através das nossas palavras e ações.

Ninguém consegue esconder o que realmente é por muito tempo. A melhor forma de perceber o que realmente somos é quando estamos debaixo de pressão. Se você convive com uma pessoa que ainda não passou por uma fornalha, saiba que você ainda não conhece esta pessoa. Portanto não fique surpreendida quando isso acontecer, caso ela te decepcione. É por isso que Deus permite o fogo da provação na vida de todo crente, a fim de que possamos nos conhecer e descobrir em que precisamos mudar.

SÉTIMA QUALIDADE QUE FEZ A DIFERENÇA - O ESPÍRITO DO SENHOR ERA COM DAVI

Fico maravilhado pelo fato das qualidades de Davi se encerrarem com esta frase. Deus é tremendo! Isto é perfeito, pois o respaldo de tudo é o Espírito Santo. A presença dEle faz toda a diferença. Sem a presença dEle não haverá resultados reais no que fazemos para Deus. A razão porque Davi tocava e o Espírito maligno saia, é porque estava sobre ele a Unção de Deus. Ele não fazia isto por força, por sabedoria ou por outro método qualquer. Mas sim porque fluía dele aquilo que o enchia. Era o Espírito.

Sabemos que cada crente tem a incumbência de testemunhar de Jesus onde for, e tem o dever de ser cheio do Espírito Santo para que possa tocar vidas. A vida cristã sem a Unção do Espírito Santo, não produzirá nada para Deus. A Bíblia diz que Deus trabalha para aqueles que nEle esperam. Não temos que inventar nada, só temos que nos consagrarmos para receber Unção e direção.
Então ninguém poderá imaginar o que vai acontecer com uma vida assim. Pois Deus o tem nas mãos e faz as manobras certas para que tudo se encaixe e ele sairá por ai fazendo proezas sob o poder do Espírito Santo.

“Pois os olhos do Senhor passam por toda a terra, para mostrar-se forte com aqueles cujo coração seja totalmente dele…”. 2ª Crônicas 16:9

Deus procura os que são circuncidados de coração. Aqueles que amam a Ele acima de qualquer coisa nesta vida. Que vivem em obediência total. Que tenham um zelo ardente por Ele e que não tenham nenhum pecado de estimação. Pecados de estimação impedem a consagração. A vida de Deus fluía através de Davi. Por isso a sua presença e o seu cântico afugentava o inimigo. Todos os canais de relacionamentos entre Deus e Davi certamente estavam desobstruídos. Ele tinha um coração exclusivo.

O CRENTE É UMA BÊNÇÃO OU UMA MALDIÇÃO , ELE NUNCA É UM ESPAÇO VAZIO!

0 comentários em “Sete Qualidades Que Fazem a Diferença”

Postar um comentário

 

Inicio - Estudo Biblico | Gospel | Evangelico Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger