quinta-feira, 5 de abril de 2012

Como Vencer a Angústia

Introdução:

A angústia é o tipo de coisa que a gente sabe o que é mas não consegue explicar. Porém, o dicionário diz que angústia é “ansiedade ou aflição intensa; ânsia, agonia”.

Existem muitas situações que podem nos levar ao estado de angústia, e se angústia é o mesmo que ansiedade, aflição, ânsia e agonia, então podemos dizer sem medo de errar que todos nós em algum momento na nossa vida nos sentimos angustiados.

Ate o próprio Jesus passou momentos de angústia, ele mesmo disse aos discípulos no getesêmani – minha alma esta angustiada ate a morte Mt 26:38, Mc 14:34

É exatamente isto que nos sentimos em muitas ocasiões da nossa vida,

A Bíblia fala de um poeta chamado Asafe que assim descreveu a angústia: “a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia” (Sl 77. 2,3).

Ou seja, na angústia a gente se sente sem amparo, nada nos consola, as forças se vão, a perturbação chega e nem a lembrança de que há um Deus é suficiente para nos encorajar.

Foi na angústia que Asafe descobriu como vencer a angustia. E é sobre isto que eu quero falar hoje.

Primeiro, foi que, mais do que se lembrar de Deus, é necessário orar.

Por isso, ele declarou: “no dia da minha angústia busquei ao Senhor” (v.2).

Quando o sentimento de angustia invadir nossa vida o primeiro passo para ficarmos livres e buscar ao Senhor

Ei! Se você se encontra angustiado não importa qual razão da tua angustia, busque a presença de DEUS.

O salmista expressou isto muito bem, pois sabia que na hora da angustia só há um lugar onde encontrar socorro por isso ele disse: Deus é o nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angustia Sl 46:1

O profeta Jonas em um momento de grande angustia dentro do ventre do peixe orou:

Na minha angustia clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Das profundezas da sepultura gritei, e tu ouviste a minha voz Jn 2:2

Em segundo lugar nessas horas devemos lembrar, meditar e falar de todas as coisas que Deus já fez por nós no passado (Sl 77.11,12).

Ei! Se você esta passando momentos de angustia faça como fez Asafe lembre-se do que Deus fez por você no passado.

As vezes ficamos angustiados em meio as lutas e adversidades da vida porque esquecemos dos milagres, curas, livramentos bênçãos e vitorias que DEUS já nos deu no passado.

E mais do que isto podemos olhar para as paginas da bíblia e ver as grandes coisas que Deus fez na vida dos seus servos, e quando lemos a palavra de Deus a angustia desaparece e somos consolados.

O que me consola na angustia é isto: a tua palavra me vivifica Sl 119:50

Em terceiro lugar entenda que a solidão não poderá produzir nenhum bem.

Foi por isso que Asafe declarou: “o teu caminho, ó Deus, está no santuário” (v.13), e foi ao templo.

Esse é o teu caminho, também. Reclamar e queixar-se da vida de nada adiantará. Ficar em casa, trancado no quarto, angustiado não resolve nada.

As lutas elas vem e passam, todos os dias nos teremos novos problemas e desafios para enfrentar, não deixe que a angustia tome conta da sua vida e transforme você em uma pessoa triste amargurada.

Você serve o Deus que nunca perdeu uma batalha, o nosso Jesus é campeão dos campeões, nele e com ele somos mais que vencedores.

Mesmo que hoje as coisas pareçam difíceis, ele esta contigo para te dar a vitoria! O choro ate pode durar uma noite mais a alegria vem pela manha.

Faça como Davi que disse alegrei-me quando me disseram vamos a casa do Senhor Sl 122:1

Conclusão:

Sentir se angustiado em algum momento da nossa vida e algo natural, afinal não é por que somos servos de Deus que deixamos de ser humanos.

Há momentos na nossa vida que as lutas, adversidades, pressões, cobranças do dia a dia são tão grandes que acabamos ficando angustiados.

Agora a angustia não pode ser um estado permanente na vida de alguém que confessa ser salvo em Cristo Jesus pois devemos confiar que em todas as situações ele esta ao nosso lado para nos ajudar a vencer.

Aprenda com Asafe e com este salmo 77 são 3 lições para vencermos a angustia:

Busque a Deus em oração
Lembre-se do que Deus fez por você no passado.
E não se isole, venha para casa de Deus, pra presença de Deus

0 comentários em “Como Vencer a Angústia”

Postar um comentário

 

Inicio - Estudo Biblico | Gospel | Evangelico Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger