quinta-feira, 5 de abril de 2012

Cana Quebrada, Pavio Fumegante

Introdução:

Uma das coisas que mais me admira em Jesus, é como ele consegue em poucas palavras dizer muita coisa.

E ás vezes nós com muitas palavras não conseguimos dizer nada.

Quando nós lemos este texto de Mt 12:20 que por sinal também foi registrado por Isaias 700 anos antes de Cristo em Is 42:3

Isaias o profeta messiânico o que mais profetizou a respeito da vinda, da vida e ate da morte do Messias.

Viu o intimo da pessoa de Jesus e daquilo que ele viria fazer e resumiu seu caráter e ministério na profecia de Is 42:3 – não esmagara a cana quebrada nem apagara o pavio fumegante.

Ficamos imaginando se pode haver algo mais simples, mais frágil do que uma cana quebrada e um pavio fumegante.

Mas nós chama atenção o que Jesus falou – não esmagara a cana quebrada nem o pavio fumegante.

O que Jesus quis dizer com cana quebrada e pavio fumegante? E claro que ele não estava falando aqui de forma literal, mas sim simbolicamente.

Jesus não estava falando de cana nem de pavio mais falava de pessoas.

E é sobre estas pessoas ou tipo de pessoas que quero falar nesta oportunidade.

A mensagem de hoje e para as canas quebradas e para os pavios fumegantes.

I - CANA QUEBRADA OU CANIÇO QUEBRADO

Algumas versões da bíblia dizem cana quebrada outras versões dizem caniço quebrado ou caniço rachado, mais o que é um caniço quebrado?

Cana ou caniço era um talo erguido a beira das águas de um rio ou lago ou represa, uma espécie de bambu.

Havia muito destas canas nos rios de Israel, as crianças costumavam sentarem-se as margens destes rios, e ali faziam orifícios nestas canas transformando elas em flautas.

Era uma tarefa difícil, porque com muita facilidade o bambu podia se danificar, se ficassem tortas ou estragadas as crianças o esmagavam e jogava fora

Uma cana quebrada não servia pra mais nada, não servia para emitir sons musicais, Só pra ser jogada fora esmagada.

Uma cana quebrada mesmo que esteja com águas nos seus pés as águas saem pelas suas rachaduras, uma cana quebrada não pode ficar de pé.

Há muitas pessoas crentes que o seu estado espiritualmente falando é como uma cana quebrada.

Não são pessoas desviadas ou afastadas da igreja, não! Os seus pés ainda estão sobre as águas, eles ainda estão na igreja, mas estão quebrados, são caniços quebrados

Foram quebrados por palavras duras.

Foram quebrados pela ira de alguém.

Pela traição de companheiros de ministério

Foram quebrados pelo fracasso dos seus sonhos dos seus projetos

Ei! Quem sabe as circunstancias do dia a dia fizeram de você uma cana quebrada.

Você não esta caído, mais também não consegue ficar de pé, as águas que estão em seus pés não conseguem te nutrir porque elas saem pelas rachaduras.

Você ouve uma pregação, um testemunho, um louvor, mas parece que não nada disto consegue alimentar sua alma, você esta quebrado.

Ei! Mas eu tenho uma boa noticia pra você! Jesus não esmaga a cana quebrada.

Lembre-se de Pedro, ele era uma cana quebrada, seguiu Jesus por 3/6 anos viu seus milagres, comeu com ele, ouviu seus ensinamentos, ouviu Jesus dizer varias vezes que seria traído preso, crucificado, mas ressuscitaria ao 3°dia.

Pedro chegou a dizer que se ele estivesse junto ninguém colocaria mão em Jesus.

Mais o fato e que quando Jesus foi preso, Pedro negou Jesus 3 vezes, agora envergonhado voltou para sua antiga profissão de pescador, Pedro estava envergonhado, com medo, angustiado, deprimido como uma cana quebrada.

Mas Jesus não esmaga a cana quebrada.

Ao ressuscitar ele vai ao encontro de Pedro pra curar seu coração, leia: Quando as mulheres o viram ressuscitado ele mandou anunciar aos discípulos e a Pedro Mc 16:7 depois ele mesmo foi ao encontro dele Jo 21:15-17

Ex: Lembre-se dos 2 discípulos no caminhos de Emaus, contrariados, decepcionados, quebrados pois haviam deixado tudo pra seguir Jesus e agora ele estava morto.

Mais Jesus não esmaga a cana quebrada ele vai ate o encontro deles e muda coração daqueles homens Lc 24:13-34
Veja só o que diz a Bíblia: - a perdida ligarei e desgarrada tornarei a trazei e quebrada eu ligarei... Ez 34:16
- Perto esta o Senhor dos que tem o coração quebrantado Sl 34:18

II - PAVIO FUMEGANTE

O que é um pavio fumegante? É o pavio de uma lâmpada que ainda fumega.

Quem já morou na roça sabe muito bem o que é um pavio, isto era muito usado no passado as lamparinas tinham um pavio que era aceso com gasolina.

Um pavio fumegante não esta mais aceso, não existe mais fogo nele mais ainda esta fumegando.

Na antiguidade como não havia ainda luz elétrica e as casas em Israel era iluminadas por pequenas candeias de azeite.

Um pavio feito de linho flutuava no azeite, clareando a cassa, terminando o azeite o mau cheiro do linho ardente se tornava desagradável e dona de casa o jogava fora.

Elas sempre tinham uma caixa cheia de pavios para ser aceso por isso um só que fosse descartado não faria falta, mas Isaias profetizou acerca de Jesus dizendo que ele não apagara o pavio que fumega em outra versão a torcida que fumega, mas que torcida é esta que o profeta esta falando? Claro que não é a torcida do flamengo, não!

Torcida aqui é um pavio, era uma tira de linho retorcida, colocada na candeia de azeite, essa torcida umedecida pelo azeite tornava-se um pavio.

E na medida em que ia se queimando o azeite a chama ia diminuindo e, cada vez mais, e no final ela fumegava muito, ou seja, soltava muita fumaça neste momento era a hora de apagar o pavio e trocar a torcida, mas o texto diz que Jesus não apaga a torcida, o pavio que fumega ao invés de apagar ele reacende o que nos podemos aprender com isso: que Deus não desfaz do que ainda é, ele não desiste do que ainda é.

A cana quebrada ainda é cana, ta quebrada mais ainda é cana. O pavio fumegante ainda é pavio, ta fumegando mais ainda é pavio.

Enquanto todos esmagam a cana quebrada, Jesus a liga novamente. Enquanto todos apagam o pavio fumegante e troca, Jesus reacende aproveita novamente.

Ei! a misericórdia de Deus não é como o azeite que acaba a misericórdia de Deus dura para todo sempre.

Ainda que você pareça uma torcida, que só produz fumaça e deve ser trocada, Deus NÃO quer esmagar você, nem apagar você, porque você ainda é cana, você ainda é um pavio.

Nas mãos de Deus tudo se renova, a cana quebrada se ergue novamente, e o pavio fumegante volta a dar luz, exemplos:

Jonas - Deus o manda pregar em Nínive, mas ele embarca em um navio para Tarsis e foge.

Jonas aqui é um autentico pavio fumegante, que ele é um pavio ninguém pode negar, mas esta fumegante, fugindo da vontade de Deus.

Deus poderia muito bem ter chamado outro profeta, enviado outra pessoa e deixar de lado o profeta Jonas, mas ele não apaga o pavio que fumega

Deus manda uma tempestade e Jonas e lançado no mar e engolido por um grande peixe.

Lá dentro da barriga do peixe Jonas reconhece seu erro e ora a Deus

Jonas clama: “ ... na minha angustia, clamei ao Senhor e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouvistes a minha voz.

Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.

“E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos. Todavia, tornarei a ver o templo da tua santidade”. Jn 2.2-4

Quando ele diz que tornara a ver o templo da santidade e uma demonstração que ele era um pavio que ainda estava fumegando, ainda havia fumaça.

Deus manda o peixe vomitar na terra e da uma segunda oportunidade pra ele fazer sua vontade, ei! Ele não apaga o pavio que fumega, se tem fumaça ele assopra pra reacender novamente.

Ex: Elias era o herói de Deus em Israel, desafio o rei Acabe e sua perversa mulher Jezabel, venceu os 400 profetas de Baal no monte Carmelo, orava pra não chover e não chovia, orava pra chover e chovia, ate fogo caia do céu com a oração de Elias.

Mas quando Jezabel ameaçou matá-lo, Elias tremeu de medo e fugiu se tornou um pavio fumegante

Debaixo de um zimbro Elias pede a Deus a morte, ele era um pavio, mas estava fumegando, só sobrou no ministério de Elias fumaça.

Mas Deus não apaga o pavio que fumega debaixo do zimbro ele envia o anjo com pão e água pára o profeta

E quando ele entra na caverna Deus mesmo vai lá pra retirar o profeta e reacender nele a chama que estava apagando.

Quando ele disse que só havia sobrado ele como profeta, deus disse que ainda tinha 7 mil reservado fieis a Deus, quando nele quis parar ele manda ele voltar pelo caminho por onde veio e ungir homens pra realizar a sua vontade 1 Rs 19: 1-18

Ei! ele não apaga o pavio que fumega! Quem sabe hoje você se sente um pavio fumegante.

No passado você era um crente de oração, hoje você não ora mais.

No passado você era um profeta de Deus, hoje você não profetiza mais.

Você lia a Bíblia, hoje você não lê mais, não sente mais a presença de Deus na sua vida, você é um pavio fumegando, só tem fumaça, só tem aparência.

Alguém talvez já esta profetizando que você esta apagado, estão ate querendo te trocar, como se troca a torcida de uma lamparina.

Mas Deus te diz hoje que ele não apaga o pavio fumegante, se você crer hoje ele vai assoprar na sua vida e te acender novamente.

Paulo disse: ...desperta tu que dormes levanta de dentre os mortos e Cristo te esclarecerá Ef 5:14

Ei! Pavio fumegante deixa o Espírito de Deus assoprar na sua vida nesta hora e chama da gloria de Deus se acender no seu coração novamente

Conclusão:

Deus não desiste de você! Muitas vezes nos dizemos de nós e dos ouros: - não tem mais jeito! É caso perdido! Este irmão é uma cana quebrada, só resta esmagá-lo

-Este irmão é um pavio fumegante só resta apagá-lo ou trocar por outro.

Mas Deus não age assim! Jesus não faz assim! Porque sua misericórdia dura para sempre.

Ele não esmaga a cana quebrada nem apaga o pavio que fumega, ao contrario.

Ele restaura, ele recompõe, ele torna a fazer. Ei! Não foi assim com a maioria de nos?

Quantos de nos no passado alguém olhou para nós e disse não tem jeito1 não tem conserto! Não presta! Não vale nada!

E hoje? Somos novas criaturas, gente recuperada, gente nova, gente refeita, gente recriada na graça de Cristo Jesus.

Ei! quem sabe em alguns momentos da sua vida você tem a impressão que de você só sai fumaça, que você não pode mais ficar de pé porque é uma cana quebrada, saiba que Jesus quer fazer muito ainda através de você.

Ei! ele descarta você, antes ele te renova, no mundo o tempo passa e as coisas envelhecem,acabam, a cana se quebra, o pavio fica fumegante.

Mas nas mãos de Deus coisas se renovam, Isaias disse: os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão.

Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão Is 40:30-31

Ei este é o caráter do ministério de Jesus ele não esmaga a cana quebrada e nem apaga o pavio que fumega.

Nesta oportunidade deixe ele te reacender volte a brilhar como pavio aceso, volte a balançar como uma cana inteira as margens das águas,

1 comentários:

  • 27 de fevereiro de 2019 às 06:43
    Unknown Disse:

    gostei muito, abriu a minha mente com certeza mim ajudou muito.

    delete

Postar um comentário

 

Inicio - Estudo Biblico | Gospel | Evangelico Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger