Isaias 6.1-8
"Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo e, por
meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento"
(II Co 2:14), este é o verso que inspirará nossas reflexões e ações
neste novo ano, do qual tiramos nossa chamada comunitária: 2012 –
TRIUNFANDO SEMPRE EM CRISTO. Ao longo dos últimos anos temos reafirmado a
visão de que nossa relação com Deus, uns com os outros e com o mundo se
resume em cinco áreas: adoração, comunhão, evangelização, discipulado e
serviço. Assim, como sempre fazemos, voltamos nosso foco reflexivo para
elas, destacando-as em nossos sermões neste e nos próximos domingos....
O texto de hoje nos leva para a intimidade do notável profeta Isaías,
contemporâneo de Jonas, Amós, Oséias e Miquéias, reconhecido como o mais
cristocêntrico de todos os profetas. De sua experiência registrada
nesta capítulo 6 encontramos elementos extraordinários deste que é,
segundo nosso catecismo, a razão maior de nossa existência – a
glorificação de Deus. COMO PODEMOS HOJE VIVENCIAR UMA ADORAÇÃO QUE NOS
LEVE SEMPRE A TRIUNFAR EM CRISTO?
I – ADORAR É TER UMA VISÃO DO SENHOR NA HISTÓRIA (v. 1-4)
Isaias viu dois reis: Uzias (v. 1) – 52 anos de reinado, grande
edificador de cidades, amigo da agricultura, possuidor de notória
sabedoria, porém estava morto; Deus (v.1 "assentado num alto e sublime
trono") – Senhor altamente, sublimemente, inigualavelmente e
definitivamente entronizado!
Isaias viu dois guerreiros: Uzias – criou uma indústria bélica de ponta, formou um exército de 307.500 homens, foi vencedor de grandes guerras, porém estava morto; Deus (v.1, 5"eu vi o Senhor... meus olhos viram o Senhor dos Exércitos") – insuperável, invencível, audacioso, corajoso, poderoso, imortal!
Isaías viu dois palácios: Uzias – glória fugaz, construiu fama de conquistador mas morreu solitário, leproso e fora do palácio! Deus (v. 1 "... as abas de suas veses enchiam o templo"... v. 3b "...toda a terra está cheia da sua glória") – glória definitiva que se manifestava no trono eterno e se expandia por toda os limites da terra.
Isaías viu dois caráteres: Uzias – um homem que não soube conviver com o seu sucesso e nem respeitar os limites de sua função real, usurpando inadvertidamente responsabilidades restritas ao sacerdote Azarias (II Crôn 26:16-23); Deus – (v.2-3 "serafins estavam por cima dele, cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava e clamavam uns aos outros: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos.....") Diante de Deus os serafins: se dedicavam prioritariamente à adoração (4 asas para cobrir e apenas duas para voar), falavam expontãneamente sobre o Seu caráter – "santo...", inteiramente outro, perfeito, singular, sem qualquer parâmetro humano....
O resultado imediato desta visão pessoal e contextual do Senhor foi uma profunda consciência da Sua presença: v. 4 "as bases do limiar se moveram à voz do que clamava e a casa se encheu de fumaça" (v. 4). Aprendemos assim que adoração: não é alienação histórica, não é um rito religioso, não é um êxtase emocional, mas uma percepção íntima, profunda, crescente e constante de quem Deus é e de como Ele age na história.....
Isaias viu dois guerreiros: Uzias – criou uma indústria bélica de ponta, formou um exército de 307.500 homens, foi vencedor de grandes guerras, porém estava morto; Deus (v.1, 5"eu vi o Senhor... meus olhos viram o Senhor dos Exércitos") – insuperável, invencível, audacioso, corajoso, poderoso, imortal!
Isaías viu dois palácios: Uzias – glória fugaz, construiu fama de conquistador mas morreu solitário, leproso e fora do palácio! Deus (v. 1 "... as abas de suas veses enchiam o templo"... v. 3b "...toda a terra está cheia da sua glória") – glória definitiva que se manifestava no trono eterno e se expandia por toda os limites da terra.
Isaías viu dois caráteres: Uzias – um homem que não soube conviver com o seu sucesso e nem respeitar os limites de sua função real, usurpando inadvertidamente responsabilidades restritas ao sacerdote Azarias (II Crôn 26:16-23); Deus – (v.2-3 "serafins estavam por cima dele, cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava e clamavam uns aos outros: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos.....") Diante de Deus os serafins: se dedicavam prioritariamente à adoração (4 asas para cobrir e apenas duas para voar), falavam expontãneamente sobre o Seu caráter – "santo...", inteiramente outro, perfeito, singular, sem qualquer parâmetro humano....
O resultado imediato desta visão pessoal e contextual do Senhor foi uma profunda consciência da Sua presença: v. 4 "as bases do limiar se moveram à voz do que clamava e a casa se encheu de fumaça" (v. 4). Aprendemos assim que adoração: não é alienação histórica, não é um rito religioso, não é um êxtase emocional, mas uma percepção íntima, profunda, crescente e constante de quem Deus é e de como Ele age na história.....
II – ADORAR É TER UMA VISÃO DE NÓS MESMOS NA HISTÓRIA (v.5)
"Então" – a visão do Senhor trouxe profundas transformações na visão que
Isaías tinha de si mesmo: "ai de mim" – a luz da santidade divina
irrompeu sobre o seu coração e revelou a grandeza de sua pecaminosidade;
"estou perdido" – seu pecado o colocava numa condição de condenado e da
qual não podia sair por suas próprias forças (Rom 3:23); "sou um homem
de impuros lábios" – naquela que era a sua maior eficiência, ser como
profeta a boca de Deus para o mundo, residia a sua maior ineficiência;
"habito no meio de um povo de impuros lábios" – a impureza era uma marca
notória na vida do povo como ele já denunciara nos capítulo 5 (v.8 – má
distribuição de renda; v.11 – orgias; v.18, 23 – injustiça; v.20 –
falta de absolutos; v. 30b – escuridão total).
Aprendemos assim que adoração genuína é aquela que resulta num diagnóstico exato de quem nós somos. Quem realmente vê o Senhor sai de Sua presença com a sensação profunda de que não vale absolutamente nada e de que, a não ser por Sua graça em Cristo, não pode em momento algum desfrutar de Sua presença santa!
Aprendemos assim que adoração genuína é aquela que resulta num diagnóstico exato de quem nós somos. Quem realmente vê o Senhor sai de Sua presença com a sensação profunda de que não vale absolutamente nada e de que, a não ser por Sua graça em Cristo, não pode em momento algum desfrutar de Sua presença santa!
III – ADORAR É FAZER DIFERENÇA NA HISTÓRIA (V. 6-7)
"Então" (v. 6) – da percepção de quem Deus era e de quem ele era, Isaías
percebeu quem ele poderia ser: v. 6 "um dos serafins voou para mim,
trazendo na mão uma brasa viva que tirara do altar com uma tenaz" – ele
não poderia cumprir seu papel na história se não viesse do altar do
Senhor da história uma graça aperfeiçoadora pessoal, particular,
exclusiva, única; v. 7 ".. com a brasa tocou a minha boca..." – não era
um devaneio ou alucinação, ele experimentou um genuíno e poderoso toque
no foco da sua maior fragilidade – a boca; v. 7 "...e disse: eis que ela
tocou os teus lábios, a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado foi o teu
pecado" – Deus selou com Sua palavra através do anjo aquilo que já
fizera diretamente com o toque, Isaías agora teve plena consciência de
que estava purificado, libertado, perdoado e renovado; v. 8"Depois
disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: a quem enviarei, quem há de ir
por nós? Disse eu, eis-me aqui, envia-me a mim" – Isaias ouviu a
declaração de perdão e a declaração de missão: Deus reafirmou-lhe seu
propósito eterno de enviar Seus representantes, homens conectados com o
Seu altar e conectados com o seu povo, conscientes de que tinham uma
responsabilidade pessoal inadiável na transformação da história, homens
forjados na intimidade da adoração prontos para cumprirem os grandes
desafios da missão – tornar Deus conhecido e amado.
Aprendemos assim que adoração é um processo contínuo que nos leva do mundo para o altar, onde conhecemos quem de fato dirige a história, e do altar para o mundo, onde fazemos diferença positiva na história cumprindo nela os desígnios do Senhor....
Aprendemos assim que adoração é um processo contínuo que nos leva do mundo para o altar, onde conhecemos quem de fato dirige a história, e do altar para o mundo, onde fazemos diferença positiva na história cumprindo nela os desígnios do Senhor....
CONCLUSÃO
Nesta noite somos chamados a: VER O SENHOR NA HISTÓRIA – separando
diariamente e disciplinadamente um tempo de qualidade para estar na Sua
presença em adoração sincera; VER A NÓS MESMOS NA HISTÓRIA – admitindo
nossas fragilidades e as fragilidades daqueles que estão à nossa volta; A
ASSUMIRMOS O PAPEL NA HISTÓRIA QUE DEUS TEM DETERMINADO PARA NÓS (v. 8
"a quem enviarei e quem há de ir por nós? Disse eu – eis-me aqui,
envia-me a mim") – discernindo que o Senhor da história nos confere uma
missão pessoal, que envolve deslocamento e relacionamento.